A catarata é uma patologia ocular que tem como principal causa a lesão do cristalino – estrutura responsável por focalizar a luz nos olhos. O cristalino é uma espécie de lente transparente e flexível, localizada atrás da pupila, envolvida em uma cápsula.
Quando você observa um objeto, o cristalino te ajuda a focar na imagem para a qual você está olhando. Este processo é também conhecido como acomodação visual.
Em alguns pacientes, a doença já está tão avançada que torna-se necessária a cirurgia para remoção da mesma. Além dos cuidados básicos, após o procedimento, o oftalmologista indica a utilização de alguns colírios para acelerar o processo recuperativo.
Existem alguns tipos de colírios indicados para se usar antes e depois da cirurgia. Neste artigo, vamos te explicar a função dos colírios nos processos de recuperação do procedimento.
Leia também: Tipos de cataratas nos olhos: senil, traumática, congênita e secundária
Principais cuidados pós cirurgia
O pós operatório de cirurgia de catarata exige alguns cuidados básicos para que a recuperação ocorra bem. Dentre eles, não coçar, esfregar ou massagear os olhos, especialmente nos primeiros dias. Também é aconselhável dormir do lado oposto do olho operado pelo menos até sete dias depois do procedimento.
O médico geralmente orienta o paciente a utilizar óculos escuros por uma semana. Isso ajuda a evitar o contato do olho operado com vento e poeira ou muita claridade. Além disso, o oftalmologista pode indicar a utilização de colírios para acelerar o processo de recuperação e diminuir a dor ou irritação local.
Outros cuidados recomendados são: evitar atividades físicas de impacto ou que possam trazer algum risco ao olho. Também não é permitido entrar na piscina ou no mar no primeiro mês após o procedimento.
Sintomas comuns após a cirurgia de catarata
Os sintomas após a cirurgia de catarata são individuais e vai ditar o tipo de medicamentos que o oftalmologista deve prescrever. Veja alguns dos possíveis sintomas:
- Lacrimejamento, irritação nas pálpebras e olhos sensíveis à luz;
- Variação no tom das cores de objetos nos primeiros dias;
- Sensação de estar com areia nos olhos;
- Olhos avermelhados.
Como escolher um bom colírio?
Você deve seguir as recomendações do seu médico oftalmologista quanto ao uso do colírio mais adequado. Alguns pacientes vão necessitar de colírios com substâncias analgésicas para a redução da dor ou desconforto local, outros apenas precisarão de um colírio lubrificante, para amenizar a irritação. Também é comum a prescrição de colírios antibióticos e corticoides.
Há também os colírios fitoterápicos, bastante indicados para pacientes que apresentam efeitos colaterais no uso dos produtos à base de medicamentos.
Por que escolher os colírios da Luvera?
A Luvera trabalha com uma linha de colírios fitoterápicos, produzidos com substâncias 100% naturais e que não causam efeitos colaterais. Além disso, os produtos fitoterápicos não apresentam toxicidade, pois não trazem componentes químicos em sua formulação.
O colírio Orbiluz foi produzido para o tratamento exclusivo de Catarata. O produto reúne componentes naturais que agem nas fibras do cristalino recuperando a transparência alterada pela doença. É indicado tanto para o tratamento clínico, como para o pós cirúrgico.
O Orbiluz reúne substâncias antioxidantes que ajudam a regenerar a estrutura danificada.
Como utilizar o colírio corretamente?
Abaixo, fizemos uma lista dos principais cuidados na hora de aplicar o colírio nos olhos:
- Inicie lavando bem as mãos para evitar contaminações;
- Não aperte ou toque com as mãos na base do bico dosador;
- Incline a cabeça e olhe para cima;
- Com o colírio em uma das mãos, puxe uma das pálpebras e pingue a dosagem indicada pelo oftalmologista no olho;
- Feche o olho por alguns segundos e espere o colírio se espalhar;
- Feche o frasco logo após a aplicação;
- Caso você utilize mais de um colírio no dia, aguarde pelo menos 10 minutos para a próxima aplicação;
- Caso você tenha dificuldades para aplicar o colírio sozinho, peça ajuda para um familiar.
Conclusão:
A cirurgia de catarata é relativamente simples e exige poucos dias de recuperação. Geralmente, em sete dias o paciente já retorna às atividades rotineiras, com algumas restrições.
Na primeira semana deve-se evitar atividades de impacto, exposição à poeira e vento. Também recomenda-se a utilização de um óculos escuro para proteger o olho operado. O oftalmologista geralmente prescreve o uso de colírios para ajudar no processo de recuperação.
Agora que você conhece os principais cuidados que devem ser tomados após a cirurgia de catarata, clique aqui e conheça os produtos da Luvera.