A catarata é a maior causa de cegueira em todo mundo. Trata-se de uma condição oftálmica em que o cristalino, ou lente, dentro do olho se torna opaco ou turvo. Tal como outros tecidos no nosso corpo, a lente do olho pode sofrer o envelhecimento natural, causando a doença.
Dessa forma, a catarata pode surgir lentamente e gradualmente limitar a sua visão. Além disso, fatores como exposição à radiação ultravioleta, diabetes, consumo excessivo de álcool, tabagismo, doenças hereditárias, problemas de saúde sérios ou traumatismo ocular, podem levar à catarata.
A boa notícia é que, se detectada a tempo, ela pode ser tratada com segurança e sucesso através de cirurgia. O procedimento cirúrgico pode melhorar a visão e retardar, ou até evitar o agravamento da condição.
Para se prevenir contra maiores danos, é fundamental fazer exames periódicos com o médico oftalmologista. Ele poderá determinar se você possui catarata e recomendar o tratamento mais adequado para a sua condição.
Outra coisa que pode fazer toda a diferença, é conhecer os sintomas e as causas da catarata. Isso permite que você receba tratamento eficaz antes que a sua visão seja afetada. Por isso, continue lendo e saiba como identificar os sinais da doença.
7 sintomas da catarata
O conhecimento dos sintomas pode ser a chave para o sucesso no tratamento de catarata, pois, dessa maneira, o paciente é capaz de identificar os sinais e procurar tratamento antes da piora do quadro.
Abaixo, elencamos os sete principais sintomas desta condição. São eles:
- visão turva,
- desbotamento das cores,
- aumento da sensibilidade à luz,
- aparição de halos em torno das luzes,
- dificuldade em ajustar o olho à luz e ao escuro,
- aumento na necessidade de luz para ler; e
- dificuldade para enxergar detalhes.
Quanto mais tempo se vai adiando o tratamento, mais os sintomas se agravam e mais difícil se torna a recuperação da visão.
O tratamento da catarata é relativamente simples, mas é melhor tratá-la o mais rápido possível para evitar o aparecimento de complicações. Assim, o procedimento cirúrgico é o método mais eficaz para remover o cristalino afetado e restaurar a visão.
Se você tem sintomas de catarata, converse com o seu oftalmologista para determinar o melhor tratamento para sua condição. O diagnóstico precoce e uma boa gestão da doença são fundamentais para garantir a melhor qualidade de vida visual.
Por fim, conhecer as causas da doença pode ajudar a evitar fatores de risco e a monitorar o surgimento da doença, caso algum desses fatores já esteja presente. A seguir, veja algumas das principais causas de catarata.
7 principais causas da catarata
Entender suas possíveis causas é muito importante para prevenir ou tratar a catarata efetivamente. Por isso, listamos abaixo os principais fatores causais da doença:
- exposição prolongada à luz ultravioleta,
- problemas genéticos,
- uso de medicamentos,
- lesões e inflamações nos olhos,
- hipertensão,
- diabetes e
- tabagismo.
A exposição à radiação e ao sal de mergulho também podem aumentar esta chance, bem como o uso de alguns medicamentos para tratamento de artrite, câncer e pressão alta.
O glaucoma é outra condição ocular que pode contribuir para o surgimento da catarata. Outras possíveis causas incluem alergias, prática de enxerto de córneas, dietas deficientes de nutrientes e exposição ocupacional. Além disso, é importante ter em mente que a catarata pode se desenvolver em um ou em ambos os olhos.
Portanto, podemos observar que a catarata não é apenas uma doença relacionada à idade, mas é também influenciada por outros fatores. Assim, é importante sempre manter os olhos saudáveis e prevenir a doença por meio dos cuidados adequados.
Complicações da catarata
Quando os sintomas da catarata não são tratados, isso pode resultar em complicações significativas como dificuldades para dirigir e para reconhecer os rostos das pessoas, além de dor ocular. Outras complicações da doença incluem a perda parcial ou total de visão, inflamação e risco de lesão ao olho.
Para evitar as complicações da catarata, como mencionamos anteriormente, é importante realizar exames regulares de saúde ocular e procurar assistência médica caso ocorra algum sintoma característico.
Detectada a doença, é necessário iniciar o tratamento precocemente, a fim de evitar outras complicações e possíveis danos à visão. Além disso, é importante usar óculos protetores e reduzir a exposição à luz ultravioleta para minimizar o risco de desenvolver cataratas nos olhos.
Os colírios para catarata são eficazes?
Colírios específicos são geralmente eficazes no tratamento da doença. No entanto, é importante consultar um médico antes de iniciar o uso de qualquer medicamento, pois existem algumas precauções que devem ser tomadas.
Os colírios para catarata geralmente contêm uma substância chamada ácido clorídrico. Esse ácido é um dissolvente potente que pode causar irritação nos olhos. Por esta razão, é importante seguir as instruções do médico e usar os colírios apenas da maneira prescrita.
Veja colírios para catarata aqui
Este artigo foi útil? Deixe um comentário!